Inadimplência sobe 0,13% no 1º tri e atinge 62,7 milhões, dizem CNDL e SPC

Início » Blog » Inadimplência sobe 0,13% no 1º tri e atinge 62,7 milhões, dizem CNDL e SPC

O nível de inadimplência no País fechou o primeiro trimestre praticamente estável, com alta de 0,13%, conforme dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) antecipados ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Em igual período de 2018, o crescimento fora de 2,38%. Já em março de 2019 em relação ao terceiro mês do ano passado, houve desaceleração na quantidade de consumidores inadimplentes, alta de 2,1%, ante 3,13% anteriormente.

A despeito da quase estabilidade apurada no primeiro trimestre deste ano, o total de consumidores inadimplentes somou 62,7 milhões, o que representa mais de 40% da população adulta. Conforme a instituição, esse montante refere-se a pessoas que enfrentam dificuldades para obter acesso a crédito no mercado, seja por meio de compras a prazo, financiamentos ou empréstimos.

De acordo com o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, o ritmo de recuperação da economia, que está aquém do esperado, tem afetado a melhora dos índices de inadimplência. Ele ressalta que a velocidade de recuperação da atividade econômica neste início de ano frustrou as expectativas.

“O desemprego persiste em um nível elevado e o consumo não esboça um crescimento vigoroso”, diz em nota.

Apesar da desaceleração da inadimplência neste início de ano, o estoque de pessoas com o CPF restrito ainda é elevado, acrescenta Costa. “O que mais favorecerá um ciclo de queda da inadimplência será uma recuperação mais acentuada do mercado de trabalho e da renda dos trabalhadores”, cita.

IstoÉ
10:55:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a