Glaucoma causa danos irreversíveis na visão

Início » Blog » Glaucoma causa danos irreversíveis na visão

Junto com a catarata, o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo. Devido aos danos irreversíveis que a doença causa na visão, é muito importante que as pessoas façam consultas periódicas com o oftalmologista para controle da doença e, consequentemente, ter melhor qualidade de vida. Para esclarecer um pouco mais sobre esta enfermidade dos olhos, a reportagem conversou com o oftalmologista Gabriel Senra, que atende no Banco de Olhos da Santa Casa de Presidente Prudente.

Muitos ouvem falar sobre glaucoma, mas desconhecem o que é. Gabriel explica que é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é a cegueira irreversível. As causas de glaucoma são variadas. Segundo ele, o principal fator é o aumento da pressão intraocular. Com esse aumento, há uma lesão do nervo óptico, que vai comprometendo o campo visual.

“Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. No começo, a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica [do canto do olho]. Frequentemente, a pessoa não nota a perda de visão até vivenciar a ‘visão tubular’, ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica é ausente”, explica o médico.

O Imparcial
10:15:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a