Gastar Energia Mental Também é Importante para a Saúde das Crianças

Início » Blog » Gastar Energia Mental Também é Importante para a Saúde das Crianças

Já parou pra pensar sobre o gasto de energia mental das crianças? Se você me acompanha por aqui, sabe que tenho falado sempre da importância de manter os pequenos em atividades saudáveis.

Os benefícios nas primeiras fases da infância geram resultados para a vida toda. Comportamentos benéficos durante o período serão provavelmente repetidos no futuro, o que é ótimo para nossos filhos.

Já ficou comprovado que quando eles gastam energia, como em brincadeiras que exigem esforço físico, garantem um sistema cardiovascular mais forte. E isso é só um exemplo!

Como também já comentei, crianças e adolescentes que praticam atividade física nessa fase são mais propensos a adotarem futuramente hábitos saudáveis. Mas, se gastar energia física é tão importante, o que dizer sobre a energia mental?

Gasto de energia mental e obesidade infantil

Uma nova pesquisa analisou o gasto de energia mental por parte das crianças e sua relação com o ganho excessivo de peso. Para os pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, variações no uso de energia pelo cérebro das crianças poderiam estar ligados ao risco de obesidade.

Já se sabia que, por volta dos 5 anos de idade, quase metade da energia do corpo em repouso é destinado ao cérebro. Para Christopher Kuzawa, um dos coautores do estudo, isso pode ser utilizado em benefício das crianças:

“Todos nós sabemos que a quantidade de energia que nosso corpo queima é uma importante influência no ganho de peso (…). Acreditamos ser plausível que o aumento do gasto de energia pelo cérebro possa ser um benefício imprevisto para os programas de desenvolvimento da primeira infância, o que, é claro, têm muitos outros benefícios demonstrados”.

Como as crianças podem gastar essa energia de forma saudável?

É claro que ninguém está falando que você precisa colocar seus filhos em tantas atividades a ponto deles ficarem esgotados. Mas há ótimas opções para o desenvolvimento dos pequenos e que podem ser aliados nesse gasto de energia mental.

A música, por exemplo, é incrível! Como também já mostrei por aqui, pesquisas afirmam que aprender a tocar instrumentos, como o piano, melhora habilidades linguísticas. E este é só um caso…

Portanto, lembre-se disso. É como diz o ditado: mente sã, corpo são! Na infância, essa máxima é ainda mais importante para uma Supersaúde!

Dr. Rondó
14:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a