Garoto de 14 anos aprende a dirigir ao fugir do fogo na Califórnia

Início » Blog » Garoto de 14 anos aprende a dirigir ao fugir do fogo na Califórnia

Ruben Navarette, de 14 anos, precisou aprender a dirigir às pressas na região central da Califórnia, nos Estados Unidos. Sua primeira vez ao volante de um carro foi em uma estrada estreita e íngreme, enquanto ele e a família fugiam do devastador incêndio Creek.

Na segunda-feira (7) à noite, a família de Navarrete recebeu a chamada de uma autoridade local avisando que era preciso deixar o mais rápido possível a casa em Cold Springs Rancheria, uma reserva indígena ameaçada pelo incêndio que já destruiu mais de 71 mil hectares nas colinas do bosque nacional Sierra.

Com Navarette ao volante, a família (os tios, os três primos e o irmão de Ruben, que precisa de cadeira de rodas) percorreu em uma caminhonete sem faróis cerca de 50 km até a cidade de Clovis, onde se reúnem os deslocados por causa do incêndio.

“Eu estava muito nervoso, com muito medo”, disse Ruben no quarto de hotel onde está hospedado com a família.

“[O fogo] estava atrás da gente. Eu não queria olhar, porque tinha que ficar focado, não queria bater o carro. Era um trajeto longo. Acredito que lá pelo meio do caminho eu comecei a ficar mais cômodo”, afirmou o garoto que se prepara para começar a 9ª série.

“É como um videogame, Ruben”, lembrou o garoto, sobre o que lhe dizia o tio Joshua Smith.

A tia Jamie, com que o adolescente vive há anos, elogiou o sobrinho.

“Ele foi muito bem. Ele estava um pouco lento, mas melhor assim. O importante era chegar são e salvo. Foi um curso intensivo. Antes, ele só tinha treinado [a direção] por cerca de 500 metros em casa”, afirmou.

A família recebeu uma estadia de 10 dias em um hotel paga pela Cruz Vermelha, que, devido à pandemia, não pode receber os deslocados nos tradicionais acampamentos de campanha.

Mais de 1,2 mil quartos de hotel foram colocados à disposição das famílias, informou a entidade.

“Fico muito agradecida, mas sinto falta da minha casa”, onde ficaram os dois cachorros da família, contou Jamie, às lágrimas.

Ruben espera a volta para casa, e dirigindo, de preferência. “Estou pronto para dirigir novamente. É bem divertido”, afirmou.

Por France Presse
10:32:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a