Fumar Durante a Gravidez aumenta o Risco de Obesidade para os Bebês

Início » Blog » Fumar Durante a Gravidez aumenta o Risco de Obesidade para os Bebês

Existe uma recomendação de saúde, totalmente correta, que diz que mulheres devem evitar fumar durante a gravidez. É claro que o ideal é que qualquer pessoa NÃO FUME em nenhuma hipótese, mas para quem está esperando um bebê, é ainda mais importante.

Nesses casos não é só a saúde da mãe que está em jogo, mas a da criança – e o contato com o cigarro nesse momento de desenvolvimento traz resultados negativos para o resto da vida!

Já se sabia que filhos de mães que fumam durante a gravidez têm maior risco de se tornarem obesos no futuro. O que não se sabia era porque isso acontecia. Até agora… E a resposta está de fato totalmente ligada ao cigarro.

Cigarro durante a gravidez e obesidade

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Kentucky, nos Estados Unidos, diz ter descoberto qual o mecanismo envolvido na relação entre o fumo durante a gravidez e o aumento do risco de obesidade.

Eles isolaram e analisaram amostras do DNA e RNA das crianças de um grupo de mães, metade fumante e metade não-fumante. A ideia era analisar a expressão gênica da chemerina, uma proteína produzida pelas células de gordura e que tem função no armazenamento de energia.

Pesquisas anteriores já mostraram que pessoas obesas possuem maiores níveis de chemerina no sangue. O que foi descoberto com o estudo atual é que recém-nascidos de mães que fumaram durante a gravidez tinham também quantidades maiores dessa proteína.

A conclusão dos pesquisadores, portanto, é que fumar durante a gravidez pode levar a mudanças na regulação de genes envolvidos no desenvolvimento das células adiposas nas crianças. A consequência disso, obviamente, é o maior risco de obesidade durante a vida.

Eu sei que você já sabia da importância de evitar o cigarro. Então, fique com a comprovação de mais um malefício desse hábito. Já passou da hora de parar de fumar!

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a