Fragmento de cometa explode na costa italiana a 38km de altura

Início » Blog » Fragmento de cometa explode na costa italiana a 38km de altura

Um fragmento de cometa explodiu nos céus da Costa Adriática na Itália, a cerca de 38 quilômetros de altura, na área de Civitanova Marche, gerando um brilhante meteoro visto em inúmeras cidades, informa o programa Prisma nesta segunda-feira (9).

O Prisma é a rede italiana de câmeras para a observação de meteoros brilhantes, que conta com a participação dos pesquisadores do Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf), universidades, cientistas e observadores amadores.

O grupo reconstruiu a trajetória do cometa no último sábado (6) e contou com cerca de 40 testemunhos vindos do Vêneto, Emilia-Romagna, Marcas, Lazio, Toscana, Campânia e Basilicata.

A “bola de fogo” era branca nas fases iniciais e foi ficando laranja durante a desintegração final. As informações recolhidas pelas câmeras do Prisma indicam que não há fragmentos que sobreviveram ao impacto com a atmosfera. Os dados obtidos confirmaram que, por conta de sua trajetória, é possível dizer que o objeto celeste era um cometa. Sua origem, no entanto, é desconhecida.

Ansa
13:40:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a