FMI pede que Brasil mantenha rigor fiscal, mas que esteja pronto para maior apoio por pandemia

Início » Blog » FMI pede que Brasil mantenha rigor fiscal, mas que esteja pronto para maior apoio por pandemia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu ao Brasil que mantenha a disciplina fiscal, mas que esteja pronto para dar mais apoio econômico para enfrentar a crise causada pela pandemia de covid-19, ao divulgar nesta quarta-feira (2) seu relatório anual sobre a maior economia da América Latina.

Em seu relatório do Artigo IV sobre o Brasil, o FMI destaca a “resposta rápida e eficaz” do governo de Jair Bolsonaro para impulsionar a economia e proteger os mais vulneráveis, mas lembra que o vírus ainda não foi controlado.

“A pandemia de covid-19 exacerbou as vulnerabilidades de longa data do Brasil, de baixo potencial de crescimento, alta desigualdade de renda e posição fiscal fraca”, aponta.

Por isso, recomenda que as autoridades brasileiras mantenham o limite de gastos no orçamento de 2021, mas estejam preparadas para um estímulo fiscal adicional caso a situação econômica se agrave.

“A maioria dos diretores enfatizou que as autoridades devem estar preparadas para fornecer apoio direcionado adicional”, diz o FMI em um comunicado, observando que “vários diretores também alertaram sobre (o impacto de) uma retirada abrupta do apoio fiscal”.

IstoÉ
14:53:02
Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a