Fim do auxílio emergencial pode levar até 3,4 milhões para extrema pobreza

Início » Blog » Fim do auxílio emergencial pode levar até 3,4 milhões para extrema pobreza

Morador da rua Meu Destino, Anderson cogita dar a casa como garantia, em um empréstimo, para comprar comida; Hudson voltou a morar com os pais para enfrentar um câncer; Lucimar deixou o isolamento e vende máscaras na rua para sustentar o filho. Com o fim do auxílio emergencial no ano passado, e se nada for colocado no lugar para amparar os mais vulneráveis, até 3,4 milhões de brasileiros a mais, como eles, podem cair na extrema pobreza – sobrevivendo com menos de US$ 1,90 por dia (algo como R$ 10), a linha de corte definida pelo Banco Mundial.

De acordo com uma pesquisa do especialista em política social Vinícius Botelho, publicada pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), com isso, a pobreza extrema neste ano pode ser maior do que a verificada no País antes da covid-19.

Nesse cenário, o número total de pessoas na extrema pobreza chegaria a 17,3 milhões em 2021, segundo os conceitos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento levaria o País ao pior patamar de pobreza desde o início da pesquisa, em 2012.

Estadão Conteúdo
17:00:02

2 respostas

  1. Teve auxilio emergencial aos moradores de Berlin depois de toneladas de bombas na cabeça depois da Segunda Guerra? Teve ou não?

    1. Você tem algum tipo de renda? Comida em casa? Se tiver isso então deveria ser mais humano e ter empatia pelas pessoas.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a