Febre lunar está de volta 50 anos após Apolo 11

Início » Blog » Febre lunar está de volta 50 anos após Apolo 11

Cinquenta anos após o primeiro passo do Homem na Lua, o satélite natural volta a atrair o interesse da comunidade espacial, com os Estados Unidos e a China ambicionando enviar humanos para lá em 2024, enquanto se multiplicam projetos públicos e privados de exploração robótica.

“A Lua é o único destino planetário que podemos ver com nossos olhos, sem que seja apenas um ponto brilhante”, ressalta David Parker, diretor de exploração da Agência Espacial Europeia (ESA). Ele gosta de se referir ao satélite como um “oitavo continente da Terra”, apesar de ninguém ter pisado em seu solo desde 1972.

O novo interesse pela Lua é explicado “em parte pelos avanços tecnológicos, que permitem considerar missões muito mais baratas do que no passado, incentivando vários atores a trabalhar em projetos”, explica Jean-Yves Le Gall, chefe da agência espacial francesa CNES.

Ele cita “países com a ambição de enviar missões tripuladas, principalmente a China e os Estados Unidos, que dizem ‘se os chineses forem lá, devemos ir também’”.

Os americanos, especialmente os republicanos, querem “continuar sendo os primeiros”, diz Xavier Pasco, diretor da Fundação para Pesquisa Estratégica em Paris.

Em outubro de 2003, o envio pela China do primeiro taikonauta ao espaço fez com que o governo americano ficasse ciente do surgimento de um novo concorrente neste setor. O presidente George W. Bush respondeu em janeiro de 2004 com a promessa de um retorno à Lua até 2020.

Dados os custos e atrasos significativos do programa, chamado Constellation, seu sucessor Barack Obama encerrou o projeto em 2010, preferindo concentrar os esforços da Nasa na preparação da jornada do Homem até Marte na década de 2030.

AFP
12:30:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a