EUA divulga fotos de satélite que culpariam Irã por ataque

O governo dos Estados Unidos divulgou fotos de satélite que indicariam que o ataque aéreo contra duas refinarias de petróleo na Arábia Saudita partiu do norte do Golfo Pérsico, ou seja, de Irã ou Iraque.

Essas imagens, de acordo com a Casa Branca, excluiriam a hipótese de um bombardeio realizado a partir do Iêmen – o ataque foi reivindicado pelos rebeldes iemenitas houthis, que têm apoio iraniano e são combatidos pela Arábia Saudita.

As imagens divulgadas pelos EUA mostram ao menos 17 pontos de impacto nas refinarias. Em um briefing com jornalistas, representantes do governo americano disseram que o ataque pode ter sido realizado com drones e mísseis de cruzeiro.

Poucas horas antes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia dito que estava pronto para reagir ao bombardeio, que atingiu instalações da estatal petrolífera Saudi Amanco. “Há razões para acreditar que conhecemos o culpado. Estamos prontos e carregados, mas estamos esperando ouvir do reino quem eles acreditam que tenha sido a causa desse ataque e sob quais termos nós procederemos”, declarou o mandatário.

Ansa
12:50:03

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *