Estes são os 10 Nutrientes que suas Mitocôndrias Precisam!

Início » Blog » Estes são os 10 Nutrientes que suas Mitocôndrias Precisam!

Há algumas semanas falei sobre estratégias naturais para turbinar a saúde das suas mitocôndrias (clique aqui para ver). Como você deve saber, elas são as partes das suas células responsáveis pela produção de energia. Mas quando você ativa a função mitocondrial, os benefícios não são apenas energéticos… Sua saúde ganha como um todo!

Garantido o melhor suporte das mitocôndrias haverá maior proteção contra o dano celular e reparo mais eficaz das contínuas agressões no DNA. Confira agora quais são os nutrientes essenciais para isso!

10 top nutrientes para a saúde das suas mitocôndrias

1 – Magnésio: Atua em mais de 300 reações enzimáticas no corpo, dentre elas a transmissão de impulsos nervosos, metabolização dos alimentos e síntese de ácidos graxos. É encontrado em alimentos como castanha de caju, amêndoas, sementes de girassol, amendoim, brócolis, feijão preto, banana e aveia. Mas como nossos solos estão depletados, nossa comida atual nem sempre conta com a quantidade adequada, e pode ser necessário suplementar. Converse com seu médico sobre isso.

2 – Creatina: Geralmente usado por atletas, é similar aos aminoácidos encontrados naturalmente nas células musculares. Mas ela não é só uma forma de aumentar os seus músculos… Também tem ação protetora contra doenças neurológicas e é um ótimo nutriente para suas mitocôndrias.

3 – Curcumina: O princípio ativo de especiarias como o açafrão. Tem poderosa ação antioxidante, protege contra dores e previne doenças como certos tipos de câncer. E o melhor: pode ser colocada no seu dia a dia por meio de um delicioso tempero! Há também a possibilidade de uso como suplemento.

4 – CoQ10: Nutrientes fundamental para a saúde das mitocôndrias. Protege as células do seu corpo contra danos oxidativos. Com o avanço da idade, a produção de CoQ10 no nosso corpo diminui, tornando-se importante o uso desse suplemento. A melhor forma é a de ubiquinol, absorvida mais facilmente.

5 – Vitaminas do complexo B: Fundamentais em diversas partes do seu corpo, da saúde mental ao bom funcionamento dos principais órgãos. Saiba que sua saúde celular depende delas, e pode ser necessário também suplementar. Entre os alimentos que são as maiores fontes estão carnes de órgãos, como fígado e rim, além de carne de animais a pasto, peixes, mariscos, vegetais verde-escuros, feijões, nozes e sementes.

6 – L-carnitina: Aminoácido produzido naturalmente no fígado e nos rins, ajuda a transportar compostos e estimula a produção de glutationa. Tem ação de produção de energia e desintoxicação no corpo, especialmente em áreas como coração e músculos esqueléticos. Encontrado principalmente na carne vermelha de animais criados a pasto, peixe selvagem, ovos caipiras, leite e queijo crus.

7 – D-Ribose: Um açúcar naturalmente produzido pelo seu corpo. É importante para a saúde cardiovascular, sendo usada também em tratamentos de fadiga crônica, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Como a maioria das pessoas tem algum grau de disfunção mitocondrial, também pode ser útil para a saúde geral, especialmente se você se exercita regularmente. Encontrada na carne (bovina e de aves), laticínios, ovos e cogumelos.

8 – Resveratrol: Polifenol encontrado nas cascas das uvas e potencializado em vinhos tintos de boa qualidade. Atua com benefícios na função cardiovascular, melhora a função das mitocôndrias, tem efeito antienvelhecimento, detox e de proteção do sistema nervoso.

9 – Ácido alfa-lipoico (ALA): Atua na redução de inflamação, estabiliza o açúcar no sangue e melhora a energia celular, nutrindo suas mitocôndrias. Encontrado em carnes de órgãos, como fígado, coração e rim de animais a pasto; também presente em frutas e legumes, como espinafre, brócolis e tomate.

10 – Pirroloquinolina quinona (PQQ): Semelhante a uma vitamina, é um primo da CoQ10. Colabora na biogênese mitocondrial, neutralizando os radicais livres. Age como um catalisador nas células, ajudando a criar novas mitocôndrias para produzir ainda mais energia. Age sinergicamente com CoQ10, mas está pouco presente nos alimentos, sendo importante uma suplementação para níveis adequados.

Bom, esta é realmente uma grande lista. E se você conseguir atender pelo menos alguns dos itens, pode ter certeza que estará garantindo suporte mitocondrial e consequentemente a caminho de uma Supersaúde!

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a