Estado retoma visitas presenciais a presos em penitenciárias do Oeste Paulista

Início » Blog » Estado retoma visitas presenciais a presos em penitenciárias do Oeste Paulista

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) retoma as visitas presenciais nestes sábado (7) e domingo (8), nos presídios do Oeste Paulista.

Na região de Presidente Prudente, há 28 unidades prisionais que foram liberadas para a retomada das visitas graduais e controladas, seguindo todos os protocolos de segurança.

As visitas presenciais de familiares aos presos estavam suspensas desde março deste ano em razão da pandemia da Covid-19.

Pela regra, neste fim de semana haverá visitas somente nos pavilhões pares e com limitação a uma pessoa por preso e somente pelo período de duas horas. Conforme a SAP, poderão entrar visitantes de 18 a 59 anos, sendo proibidos crianças, idosos, gestantes e pessoas com sintomas gripais. As visitas íntimas também seguem suspensas e não será permitido contato físico, a fim de evitar a disseminação da Covid-19.

Todos os visitantes deverão usar máscaras e, logo na entrada dos presídios, terão medidas a temperatura e a saturação de oxigênio. Será proibida a entrada de bolsas, mochilas, sacolas, comida, itens de higiene e roupas. Os produtos continuarão sendo enviados por correspondência, segundo a secretaria.

O Conexão Familiar passou, até o momento, por duas fases, por conta do período de pandemia. A primeira foi a criação de um sistema de troca de mensagens por e-mail entre presos e seus parentes. Na segunda fase, foram ofertadas as visitas virtuais, realizadas remotamente. Já neste terceiro momento, a SAP inicia o processo de contato do familiar com os reeducandos.

Os protocolos com o novo regramento para a visitação foram submetidos à análise e aprovados pelo Centro de Contingência do Coronavírus. As medidas incluem uma série de restrições necessárias à contenção das taxas de contaminação da Covid-19 dentro do sistema prisional.

G1/Prudente
09:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a