Encceja acontece neste domingo com número recorde de quase 3 milhões de inscritos

Início » Blog » Encceja acontece neste domingo com número recorde de quase 3 milhões de inscritos

Marcada para este domingo, a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( Encceja ) teve número recorde de inscritos, 2,9 milhões de pessoas, contra 1,7 milhão do ano passado, um aumento de 67%. O exame, gratuito, serve como validação dos ensinos fundamental ou médio para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

Para especialistas, uma das principais razões para o aumento da procura está no fato de o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ), que oferecia a certificação do ensino médio desde 2009, ter, em 2017, devolvido essa função para o Encceja: a imensa maioria dos candidatos (2,3 milhões) busca o diploma dessa etapa da educação básica. Apesar de a mudança ter acontecido já há algumas edições, a informação teria chegado aos interessados gradativamente.

Marizete Farias, 29, é uma das pessoas que teve dificuldades com a escola e hoje tenta o Encceja. Ela concluiu o ensino fundamental aos 21, pois repetiu diversas vezes antes disso. Logo depois se casou e foi trabalhar sem terminar os estudos. Tentou se inscrever no supletivo, mas não conseguiu vaga perto de onde vive, no Complexo da Maré. Agora tenta o diploma para voltar às salas de aula: sonha ser psicóloga desde criança.

—Estou retomando minha vida agora, quero seguir meu sonho e ter uma carreira. Como não consegui vaga no supletivo, o Ecceja veio como uma luz. Estou bem confiante — relata animada.

A candidata usa apostilas online, canais do Youtube e lê dicas nas redes sociais para estudar. Além da preparação para a prova, trabalha como estofadora de sofás com o marido e cuida do filho de 2 anos, Caio Pietro.

Globo
11:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a