Editorial. “Não podemos baixar a guarda”

Início » Blog » Editorial. “Não podemos baixar a guarda”

Em defesa da vida
O momento exige pulso e responsabilidade. Quando se sabe que temos cinco casos de Covid-19 confirmados em Presidente Venceslau, três dos quais resultaram em mortes; 13 casos suspeitos e, segundo declarou o próprio prefeito Jorge Duran, estimativas que de 1.200 a 1.300 pessoas estariam infectadas, ceder a pressões não é opção aceitável.

Não pode haver hesitação e o dilema, se existente, é falso: a vida prevalece sobre a economia. A ordem é salvar vidas, ainda que isso afete, mesmo gravemente, a ordem econômica. Esta deve estar a serviço da vida, do bem estar e da saúde do ser humano, e não o contrário.

Ora, num município com população projetada pelo IBGE em 2019 de 39.516 pessoas, é assustador o anúncio de que de 1.200 a 1.300 delas estariam contaminadas pelo Coronavírus, ainda que muitas sejam assintomáticas.

É caso de entrar em pânico?  Logicamente não. Mas não também de leviandade.
Boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde no último sábado dá conta que São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas e Distrito Federal caminham para uma “aceleração descontrolada” do Coronavírus e podem estar deflagrando a fase mais agressiva de contaminação.

Não há, em tais localidades, qualquer indicação de que o isolamento social deva ser revertido. Pelo contrário. Se há possibilidade de crescimento exponencial de transmissão do vírus, a recomendação é de que o isolamento deve ser reforçado, sob pena de o sistema de saúde entrar em colapso.

Diante do anúncio oficial feito em rede social do município, a probabilidade de aceleração descontrolada em Presidente Venceslau é real, especialmente por ter sido também oficial a notícia de que o processo de contaminação comunitária teria sido deflagrado em congresso que teria reunido perto de 500 pessoas, em meado de março deste ano.

O quadro é, preocupante. Levantamento proporcional pode posicionar o município entre aqueles que apresentam gravidade elevada na disseminação desse que é o inimigo público mundial número 1.

Se a situação não é ainda extremamente crítica, é possível que isto se deva justamente a medidas rígidas seguidas até aqui pelo município. O próprio prefeito, anteriormente, já declarou que, se agisse em desconformidade com determinações da OMS, do Ministério de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, poderia ser responsabilizado inclusive no campo penal.

Com cenário tão alarmante, sem possibilidade de testagem em massa, com um sistema de saúde que já passava por enormes dificuldades antes mesmo da pandemia, seria temerário – para não dizer, em tese, fatídico – flexibilizar normas de isolamento no município neste momento.

Que o bom senso e a responsabilidade prevaleçam!

BLOG DO TONINHO

5 respostas

  1. O Toninho em que mundo você vive meu amigo? Sai pra fora, olha na ruas sai no comércio vá as lotéricas, E me responda : Quem tá levando a sério essa quarentena? As ruas vão te responder

  2. Toninho, gostaria de saber onde o prefeito “achou” essa estimativa de mais de 1200 infectados? Ta de brincadeira?

  3. Boa parte da população está levando como piada esta situação de Pandemia. Isso é trágico! Analisamos a situação de Presidente Venceslau, em uma rápida ida ao mercado, reparei que alguns comércios que não deveriam, estão funcionando (ONDE ESTÁ A FISCALIZAÇÃO DA PREFEITURA??), vejo aos montes jovens se aglomerando em praças a noite, em frente a antiga Casa do Menor e nenhuma providência tomada pela Polícia (aja visto que o governador Doria disse que a policia tem seu aval para dispersar aglomerações).

    O que eu vejo em redes sociais, são pessoas confraternizando “lives” de artistas, junto a churrasco e amigos(o que seria justo e normal em tempos sem epidemia), mas estamos vivendo uma situação de ISOLAMENTO.

    Eu sinceramente gostaria de entender a que nível chega a ignorância de pessoas que em mundo com tanta informação, não leva uma Pandemia a serio…

    Estamos vivendo um momento estranho, onde a humanidade decide por si, se todo conhecimento que lhe é ofertado, se transformará em sabedoria…

    Espero que a maioria escolha o lado da sabedoria, fique em casa, proteja sua família, as pessoas que você ama e sua sociedade…e lembre, um mero vírus, invisível, está colocando a humanidade de joelhos, ou seja, não somos e nunca seremos superiores a nada nesse Planeta…parem de se sentirem especiais…somos apenas um grão de poeira cósmica(ja dizia Carl Sagan)…

  4. Quer saber ? Fechei meu estabelecimento desde há primeira quarentena, sabe oque vejo ? Todos meus concorrentes abertos. Perdi toda a minha renda e vou tr que escolher quem vou paga e si for pagar. Acham justo? Não há fiscalização e muitos estão encarando isso como piada. Repito ninguém tá guardando à quarentena , ninguém

  5. Como o prefeito sabe que tem 1200 a 1300 pessoas infectadas . Tá muito estranho isso . Será que o governador João Doria tá por trás desses resultados muito estranho vcs não acha .

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a