Doria coloca todo o Estado na fase amarela e anuncia atualizações mensais do Plano SP

Início » Blog » Doria coloca todo o Estado na fase amarela e anuncia atualizações mensais do Plano SP

Em coletiva de imprensa realizada no início da tarde de hoje, o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que, a partir de agora, as atualizações do Plano São Paulo passam a ser mensais. Na 13ª atualização, o Executivo estadual recolocou todo o território paulista na fase amarela – a região de Presidente Prudente já estava -, de modo que o primeiro período de 30 dias passa a contar a partir de hoje. A próxima atualização está prevista para ocorrer no dia 9 de outubro.

Contudo, a governador destacou que os critérios para que os DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) permaneçam, evoluam ou regridam de fase continuam os mesmos. Sendo assim, como semanalmente são feitos anúncios pelo Executivo, se for o caso, e de forma “extraordinária”, a recolocação será realizada. “A pandemia não acabou. Ainda estamos em quarentena”, frisa Doria.

Em complemento, o coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, reitera que a fase mais difícil da pandemia foi controlada. Porém, agora inicia-se um espaço de 30 dias para cada atualização e, por conta disso, tudo vai “depender do comportamento correto da população”, para que daqui a um mês “as coisas não estejam piores, mas sim melhores”. Ele orienta que o movimento dentro desse período deve ser feito de forma segura. “Não podemos correr o risco de ter um aumento de casos e afetar nossa capacidade hospitalar”, pontua.

Ainda de acordo com Gabbardo, a “porta da fase vermelha” continua aberta e quem não seguir de maneira segura será reclassificado a ela.

Fase amarela

Os DRSs de Marília e Prudente, que contemplam os 53 municípios da região, como informado por esse diário, já atuavam na cor amarela desde 5 de setembro, último sábado. Nessa etapa, podem funcionar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping centers, que já funcionavam, mas agora com 40% da capacidade, durante um período de oito horas e possibilitando abertura de praças de alimentação, nos shoppings, desde que sejam ao ar livre ou em áreas arejadas.

Possibilita-se ainda a abertura de bares, restaurantes e similares, somente ar livre ou em áreas arejadas, 40% da capacidade e expediente de oito horas por dia; salões de beleza e barbearias, também com 40% da capacidade e oito horas de expediente; academias e centro de ginásticas com 30% da capacidade, oito horas de expediente e agendamento prévio com hora marcada (somente práticas individuais); além da realização de eventos, convenções e atividades culturais, desde que tenha passado pela fase laranja por 28 dias, capacidade de 40%, expediente de oito horas e controle de acesso.

O Imparcial
14:13:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a