Dólar oscila em leve alta com atenções no mercado externo

Início » Blog » Dólar oscila em leve alta com atenções no mercado externo

O dólar abriu em alta nesta segunda-feira, 16, mas perdeu fôlego depois que a cotação rompeu o patamar dos R$ 4,10 no mercado à vista. Segundo operadores, a liquidez é reduzida nesta manhã e as atenções estão todas voltadas ao mercado externo, onde o dia é de desconforto com números da economia chinesa e com a tensão geopolítica após ataques à produção de petróleo da Arábia Saudita.

Além disso, permanece no pano de fundo a expectativa pelas decisões de política monetária esperadas para a semana, como a do Brasil, dos Estados Unidos e do Japão.

A segunda-feira é de alta quase generalizada do dólar ante moedas fortes e emergentes, com algum fôlego em divisas de países exportadores de petróleo, como no caso do rublo russo, que avança ante o dólar. Isso porque os preços da commodity sobem mais de 10% nos mercados futuros de Londres e Nova York, já bem distante das máximas das últimas horas, quando houve ganhos de até 20%.

“O Brasil é exportador de petróleo, mas não está tão exposto às variações da commodity como outros países. Por isso, o real reage mais alinhado às moedas de países emergentes, o que indica alta hoje. Mas não esperamos grandes oscilações hoje, porque o clima é tranquilo no Brasil”, disse Thiago Silêncio, operador da CM Capital Markets. Segundo ele, a abertura das bolsas de Nova York pode dar sinalização mais nítida aos mercados por aqui, determinando a tendência dos ativos.

IstoÉ
10:50:03
Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a