Documentário: “Democracia em vertigem”, da Netflix

Início » Blog » Documentário: “Democracia em vertigem”, da Netflix
Foi na mesa de uma pizzaria em Presidente Epitácio que recebi do amigo Orlando a sugestão para assistir ao documentário “Democracia em Vertigem”, na Netflix. Poucos dias depois, a mesma sugestão foi dada via   whatsapp pela minha cunhada Aline. Assisti, e ressalvas à parte, gostei muito do que vi, pois a história política recente do país é retratada sob uma ótica muito parecida à minha.
É bem verdade que a família da produtora do documentário -Pietra Costa – tem ligações diretas com a família de Lula, mas em suma, ao meu ver, o fato não prejudicou tanto a isenção da obra. Sim, é lógico que é perceptível alguns vícios de partidarismo político, mas nestes casos, é como eu sempre digo: Questione, indague, filtre. Quem assiste ou lê apenas aquilo que lhe convém está fadado à visão unilateral dos fatos, o que não é bom para ampliar horizontes.
A minha principal crítica ao documentário é em relação ao título: Na minha opinião, apesar do histórico de bravatas autoritárias do atual presidente, não creio que nossa democracia esteja sofrendo uma vertigem. O que houve foi uma alternância de poder que foi legitimada nas urnas, fruto de um processo de impeachment questionável nos seus métodos, mas não na sua origem. Creio que as instituições do Estado democrático de direito estejam funcionando adequadamente, inclusive colocando o atual presidente no seu devido lugar quando ele resolve adotar suas medidas inconstitucionais, fruto de sua evidente falta de tato e trato com oCongresso Nacional e o STF.
Portanto, “Democracia em vertigem”, apesar das ressalvas, é uma obra importante para quem quer compreender melhor as manobras do mundo político e dos seus interesses, independente do posicionamento ideológico do espectador. Recomendo.
* O Eldoradense
10:10:03

Uma resposta

  1. Meu caro * O Eldoradense de todos que tiveram um embate comigo aqui no blog do Moré você foi o que mais apresentou entender de politica! Realmente já provou que entende só dei um fim no embate com você a partir do momento em que você afirmou não acreditar em um complô entre mídia e judiciário para condenar o ex- presidente Lula aí na minha opinião você estava errado e agora o The Intercept está provando que realmente existiu um enorme conluio entre o ex-Juiz Sergio Moro, Deltan Dallagnol, Rede Globo, Ministros Luiz Fux e Edson Fachin só não vê quem não quer enxergar ou é cego! sei de tudo que você passou e fico feliz com a sua volta e seus ótimos textos apesar da censura contra mim do MEDIADOR DO BLOG DO MORÉ!!
    #eusouLula # LulaLivreJá LulaInocente

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a