Dia Mundial do Diabetes

Início » Blog » Dia Mundial do Diabetes

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Internacional de Diabetes, em 1991, o Dia Mundial do Diabetes é comemorado nesta quarta-feira (14). O dia foi escolhido em memória ao dia do aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, decorrente da produção suficiente ou não de insulina pelo pâncreas. A doença é dividida basicamente em três tipos: Diabetes tipo I e II, e, o Diabetes Gestacional.

A diabetes tipo II é o mais comum. Causado muitas vezes por hábitos de vida errado, acomete principalmente adultos e idosos provenientes do sedentarismo, obesidade e alimentação irregular. A Federação Internacional de Diabetes estima que existam 425 milhões de pessoas que vivem com o diabetes e que cerca de metade desconhece esse diagnóstico, sendo a maioria casos de diabetes tipo II. Quando não tratada, o diabetes pode levar a complicações bastante prejudiciais à saúde, atacando o sistema neurológico (derrame cerebral), vascular (infarto do miocárdio), renal (insuficiência renal) e oftalmológico (perda total ou parcial da visão).

ORGANIZAÇÃO PRESIDENTE
☎(18)3271-1500
Acesse nosso site:
www.organizacaopresidente.com.br

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a