DF lidera ranking de pior desempenho no combate à covid-19 no Brasil

Início » Blog » DF lidera ranking de pior desempenho no combate à covid-19 no Brasil

O Distrito Federal assumiu a liderança no ranking dos Estados com pior desempenho no combate à pandemia do coronavírus no País. A última edição da lista, elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e obtida com exclusividade pelo Broadcast, trouxe o DF na primeira posição na semana encerrada em 28 de julho.

É a primeira vez desde o início do acompanhamento, na semana iniciada em 15 de abril, em que o DF fica em primeiro lugar. Ele é seguido pelo Rio de Janeiro, que saiu da 16ª para a segunda posição entre 14/7 e 28/7. Depois, vêm Roraima, em terceiro lugar; Goiás, na quarta colocação; e Alagoas, na quinta.

O Ranking Covid-19 dos Estados avalia as 27 unidades federativas de acordo com nove critérios: proporção de casos confirmados, evolução logarítmica de casos e porcentual de mortalidade da covid-19 e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG); as notas de transparência do combate ao coronavírus elaboradas pela Open Knowledge Brasil e dados de isolamento social do Google. Quanto maior a nota final, pior é o desempenho dos Estados no enfrentamento à pandemia.

Embora pela primeira vez no topo do ranking, o Distrito Federal ocupava consistentemente o segundo lugar desde a primeira semana de julho. A mudança de colocação foi motivada mais pela melhora de Roraima do que por uma piora na sua situação: a nota do DF passou de 46,96 na semana encerrada em 14/7 para 43,75 no período encerrado no dia 28. O Estado do Norte, que ocupou a liderança nas últimas cinco semanas, oscilou de 50,4 para 42,36 no período.

“O DF tem o pior desempenho, bateu recorde de mortes e passou dos 100 mil casos. Nós estamos avisando isso ao longo dos últimos meses e, agora, é o caos, em linhas gerais”, afirma José Henrique Nascimento, Head de Competitividade do CLP. “Eles precisam e podem fazer alguma coisa para controlar a doença, até porque é um Estado pequeno e tem alguns dos melhores indicadores do Brasil, principalmente a nível de emprego e renda”, completa.

Estadão Conteúdo
10:50:02

Uma resposta

  1. Tem um depoimento de uma senhora que afirmou que quase todos dos 15 contaminados na familia dela vieram ‘mitar’ o presidente no cercadinho.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a