Covid: Brasil soma 5 milhões de casos. Especialistas falam no triplo

Início » Blog » Covid: Brasil soma 5 milhões de casos. Especialistas falam no triplo

O Brasil ultrapassou a marca de 5 milhões de casos confirmados de covid-19 desde a primeira notificação da doença, em 26 de fevereiro, nesta quarta-feira (7), de acordo com o Ministério da Saúde. Entretanto, especialistas ouvidos pelo R7 afirmam que essa quantidade é, no mínimo, três vezes maior.

Alessandro dos Santos Farias, professor do Instituto de Biologia e Coordenador da Frente de Diagnóstico da Força-Tarefa de enfrentamento ao novo coronavírus da Unicamp, faz essa análise por causa da falta de testes em massa e com base em outros dados, como a letalidade no país, que está em 3%, segundo o ministério.

“Pode ser muito maior, mas pelo menos em torno de 3 vezes maior porque estamos em 3% de letalidade e a média [mundial] é 1%. Aí, você tem que assumir que o vírus é muito mais agressivo no Brasil ou que houve um colapso total no sistema de saúde. Mas isso não aconteceu. Então a taxa de mortalidade é irreal”, afirma.

A taxa de letalidade é calculada por meio da divisão do número de mortes por covid-19 pelo número de casos confirmados da doença.

R7
09:32:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a