Contágios por covid-19 na Espanha superam três milhões, diz primeiro-ministro

Início » Blog » Contágios por covid-19 na Espanha superam três milhões, diz primeiro-ministro

O “número real” de pessoas infectadas pela covid-19 na Espanha desde o início da pandemia passa de três milhões – afirmou o primeiro-ministro Pedro Sánchez nesta sexta-feira (23), em um discurso sobre a situação da saúde do país, um dos mais afetados pela doença.

“A situação é grave e vem de meses muito duros com a chegada do frio”, advertiu Sánchez, em uma mensagem destinada a preparar a população para medidas mais restritivas que devem ser objeto de acordo entre as regiões autônomas.

Na Espanha, essas regiões tomam as decisões na área da saúde, junto com o governo central.

O chefe de Governo recordou que, nesta semana, o país superou a marca de um milhão de casos notificados oficialmente.

“Mas realmente o número de pessoas que sofreram a doença em nosso país supera três milhões”, declarou Sánchez, antes de explicar que a enorme diferença é provocada pelo fato de que, “na primeira onda, o vírus se propagava fora de controle e foram diagnosticados apenas 10% das infecções”.

“Agora se detecta a maioria dos casos, por volta de 70%”, afirmou Sánchez, acrescentando que, na primeira semana de outubro, o país atingiu o recorde de mais de 800.000 testes realizados.

Antes do discurso de Sánchez, as autoridades de várias das 17 regiões autônomas do país anunciaram novas restrições e algumas pediram ao Executivo central a adoção de um toque de recolher. A medida já está sendo aplicada em países como França, Bélgica e Itália.

Estadão Conteúdo
11:15:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a