Confiança do comércio sobe 1,8 ponto em junho ante maio, aponta FGV

Início » Blog » Confiança do comércio sobe 1,8 ponto em junho ante maio, aponta FGV

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 1,8 ponto na passagem de maio para junho, aos 93,2 pontos, informou nesta quarta-feira, 26, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado foi o primeiro avanço registrado no ano de 2019. Em médias móveis trimestrais o indicador cedeu 1,2 ponto, quarta queda consecutiva.

“O resultado positivo do ICOM em junho foi influenciado pela melhora das expectativas. Apesar da melhora, o IE-COM ainda está em nível semelhante ao do período eleitoral, sugerindo que ainda há um processo de calibragem depois de fortes quedas ao longo do início do primeiro semestre. Por outro lado, a nova queda dos indicadores de situação atual mostra que os empresários do setor estão incomodados com o ritmo das vendas, reforçando o cenário de recuperação gradual, dada a vagarosa recuperação do mercado de trabalho e o nível baixo da confiança dos consumidores”, avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em junho, houve aumento na confiança em oito dos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 5,1 pontos em junho, mas ainda se encontra em patamar desfavorável, aos 99,9 pontos. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,5 ponto em junho, para 86,8 pontos, menor patamar desde dezembro de 2017.

“As variações do ICOM têm sido mais influenciadas pela volatilidade das expectativas ao longo dos últimos meses. Ao mesmo tempo, com o resultado negativo de junho, o ISA-COM voltou a fechar dois trimestres seguidos em queda, o que não acontecia desde 2015. O resultado reforça que, mesmo que as expectativas estejam passando por um período de calibragem com alta volatilidade, os indicadores de situação atual confirmam que o ritmo de vendas ao longo do primeiro semestre de 2019 continua fraco”, completou Tobler.

A coleta de dados para a edição de junho da Sondagem do Comércio foi realizada entre os dias 3 e 24 do mês e obteve informações de 851 empresas.

Estadão Conteúdo
09:35:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a