Comunicação de tutores com seus cães ainda é motivo de admiração

Início » Blog » Comunicação de tutores com seus cães ainda é motivo de admiração

“O meu cachorro só falta falar.” Dez entre dez tutores de pet já fizeram essa observação ao menos uma vez na vida. Apesar de amplamente reconhecida e estudada, a capacidade de comunicação, de entendimento e uso da linguagem corporal pelos cães segue causando espanto e sendo motivo de admiração.

“Eu e a Pandora conversamos o dia inteiro”, disse a gestora de recursos humanos Laylla Lopes Roque, 23 anos, sobre a interação cotidiana com sua pet da raça Pastor de Shetland. “Ela me entende, faz diversas coisas e fala com o olhar. Quando está triste, por exemplo, ela pede colo com o rabo para baixo e os olhos para cima”, disse.

O publicitário André Felipe de Castro, 49 anos, também diz “falar de igual para igual” com o Obi-Wan e a Lupita (cães da raça Jack Russell Terrier). “Eu falo coisas como: ‘tá indo aonde?’, ‘volta aqui’, ‘agora não, estou trabalhando’”, conta. “Estou trabalhando de casa. Durante o dia, eles ficam próximos do meu local de trabalho e se deitam. Eu acabo minha última ligação do dia e, imediatamente, os dois se levantam e pedem para brincar”, diz.

Segundo Castro, Obi-Wan põe a orelha para trás quando está sentindo algum desconforto. Já a Lupita é mais vocal – e late para demonstrar o que está sentindo ou pedir alguma coisa. “A Lupita boceja quando quer alguma coisa”, lembrou. “E diferente de outros cães, o Obi-Wan rosna para pedir carinho.”

Nos últimos dez anos, pesquisas mostraram que a conversa de Laylla com Pandora e o tête-à-tête de Castro com Obi-Wan e Lupita podem ser muito mais do que exageros de mães e pais de pet. Entre esses estudos, o que teve mais repercussão foi o realizado na Universidade de Sussex, na Inglaterra.

Estadão Conteúdo
11:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a