Cigarros Mentolados: um Sabor muito Arriscado

Início » Blog » Cigarros Mentolados: um Sabor muito Arriscado

O uso dos cigarros mentolados é um assunto que sempre volta à tona. Trata-se daqueles cigarros saborizados, dos quais um dos tipos mais comuns são os com gosto de mentol. Por terem esse sabor, eles acabam sendo uma porta de entrada para o vício.

Em 2013 a Anvisa tentou proibi-lo, mas a indústria entrou com um processo e a questão custou a ser resolvida. Finalmente, no ano passado (2018), o STF manteve a regra e a proibição desse tipo de cigarro no Brasil.

Ainda assim, fica o alerta, pois as empresas que comercializam esse tabaco podem ainda entrar com ações nos Estados, conseguindo permissão para vendê-los nesses locais determinados.

Problemas dos cigarros mentolados

Nos Estados Unidos, os cigarros mentolados são permitidos, e por lá há diversos estudos falando sobre seus males. Segundo a FDA, órgão de regulação de alimentos e medicamentos do país, 30% dos fumantes adultos usam. Já no caso dos fumantes jovens, os números sobem para alarmantes 40%!

Muita gente pensa que, por serem saborizados, eles fazem menos mal ou que é mais fácil largá-los. Um grande engano! A mesma FDA comunica que ele é ainda mais difícil de se abandonar, e outras pesquisas comprovam o dado.

Além disso, o próprio mentol é um perigo. Segundo o Dr. Gary Giovino, que desenvolveu estudos sobre o efeito dos cigarros mentolados, o mentol atua como um anestesiante tópico no trato respiratório.

Por isso, quem usa, acaba fumando de forma mais intensa! Sem contar o fato de que é uma substância química a mais entrando no seu corpo – como se já não houvesse um caminhão delas em cada cigarro…

Sempre é bom ficar alerta!

A pesquisa do Dr. Giovino, feita nos EUA, mostrou que, em certos grupos que mais utilizam os cigarros mentolados, há uma dificuldade 12% maior de largar o vício do que no caso de fumantes de cigarros convencionais.

Embora no Brasil os mentolados estejam proibidos, é sempre bom ter cuidado. Nós sabemos que também há comercialização de cigarros ilegais, contrabandeados etc., e portanto, é importante fazer este apelo…

Passe longe dos cigarros mentolados. Na verdade, o ideal é que você fique distante de qualquer tipo de cigarro! Mas, como nesse caso, muitos ainda têm dúvidas e os jovens acabam sendo os mais afetados, vale a pena repetir. Supersaúde!

Dr. Rondó
14:00:03

2 respostas

  1. Aqui nos Estados Unidos eles tem mais sabores como chocolate e sei la o que, porem eles abrem e mixtura o bagulho e fuma o dia todo. tem um com cheiro de pneu queimado.

    1. Carburador furado, o X9 foi torrado, eeeu quero contenção do lado, tem tira no miolo e meu fuzil tá destravado

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a