China encontra novo vírus com ‘potencial pandêmico’

Início » Blog » China encontra novo vírus com ‘potencial pandêmico’

Um grupo de pesquisadores na China descobriu um aumento na propagação de um vírus semelhante ao da gripe suína em fazendas no país asiático. Segundo os especialistas, ele tem potencial para causar uma nova pandemia entre os humanos.

No momento, as possibilidades disso acontecer parecem remotas, já que esse vírus ainda não representou uma grande ameaça, mas os pesquisadores pediram para que os riscos não sejam subestimados.

O estudo foi publicado na revista científica “PNAS” e descreve as características do G4 EA H1N1, um vírus formado através da combinação de três variantes: uma semelhante ao vírus da gripe encontrado em diferentes espécies de aves na Europa e na Ásia, outra decorrente do vírus H1N1, que causou a gripe suína em 2009, e um último com características da variante do H1N1 que afetou a América do norte.

Os pesquisadores estão preocupados que o vírus possa sofrer uma mutação e se espalhar entre as pessoas, o que pode ocasionar um novo surto. Eles dizem que o G4 possui “todas as características” para ser adaptado e infectar seres humanos.

G1
10:37:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a