China e Vaticano renovam acordo de nomeação de bispos até 2022

Início » Blog » China e Vaticano renovam acordo de nomeação de bispos até 2022

A China confirmou nesta quinta-feira (22) que o acordo com o Vaticano sobre a nomeação de bispos e arcebispos no país foi renovado por mais dois anos.

A notícia vem um dia após o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, também ter informado sobre o entendimento.

“Em 22 de outubro, após conversas amigáveis, China e Vaticano decidiram estender o acordo preliminar por mais dois anos.

Permaneceremos em estreita colaboração e comunicação para melhorar continuamente as nossas relações”, informou um dos porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian.

Após a confirmação oficial do governo chinês, o Vaticano também emitiu uma nota formal publicada no “Osservatore Romano” sobre a extensão do acordo, definindo o pacto como “de fundamental valor eclesial e pastoral” e informando que, até o momento, o acordo “foi positivo, graças a boa comunicação e colaboração entre as partes na matéria”.

O documento da Igreja ainda informa que o papa Francisco quis “fortemente” ter e manter esse “diálogo construtivo” com os chineses. No entanto, assim como dito por Parolin um dia antes, o Pontífice reconhece “que há feridas abertas na comunhão da Igreja no passado”, ressaltando que esse é um acordo exclusivamente no âmbito religioso e não diplomático.

Ansa
09:16:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a