Caso de sarampo é confirmado pela Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau

Início » Blog » Caso de sarampo é confirmado pela Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau

O Oeste Paulista tem agora uma confirmação de sarampo, a doença que, neste ano, teve uma explosão no número de registros no Brasil. O caso foi em Presidente Venceslau, conforme divulgado nesta terça-feira (16) pela Vigilância Epidemiológica Municipal. É o primeiro na região, conforme tabela divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (veja abaixo).

Quem contraiu a doença foi uma criança de 3 anos, que passou por atendimento médico e já passa bem.

De acordo com a chefe da vigilância, Lidiana Prieto, foi realizado todo o procedimento de prevenção logo após a confirmação do caso, com um bloqueio vacinal no bairro Vicentina.

Os agentes da Estratégia Saúde da Família da vila foram de casa em casa para atualizar a vacinação dos moradores.

O número de casos de sarampo no estado de São Paulo em 2019 aumentou para 384 nesta segunda-feira (15), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Mais de 70% dos registros (272) estão concentrados na capital.

Antes considerado um país livre do sarampo, o Brasil perdeu o certificado de eliminação da doença concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) após registrar mais de 10 mil casos em 2018. O surto aconteceu principalmente nos estados de Amazonas e Roraima.

G1/Prudente
15:53:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a