Brasil é o país em que pais mais tentam influenciar o gosto musical dos filhos

Início » Blog » Brasil é o país em que pais mais tentam influenciar o gosto musical dos filhos

Se você, seja pai ou não, já pensou em como vai fazer para apresentar seus artistas e ritmos preferidos para os filhos, aqui vão alguns dados para ajudar no planejamento. A melhor época para os pais influenciarem o gosto musical de seus filhos é antes dos 10 anos, de acordo com uma pesquisa feita pelo serviço de streaming de áudio Deezer.

10 mil pais com filhos menores de 18 anos em cinco países (Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos) foram submetidos a uma análise bibliográfica feita pelo Dr. Hauke Egermann, do Departamento de Música da Universidade de York. Na pesquisa, 73% deles relatam que seus filhos reagem positivamente ao ouvir suas músicas favoritas antes dos 10 anos. Depois disso, elas se tornam menos receptivas.

O estudo da Deezer também comprova o que já suspeitávamos: a grande maioria dos pais deseja influenciar o gosto musical de seus filhos. Sete em cada dez entrevistados (72%) tentam fazer seus filhos curtirem suas músicas favoritas, enquanto 89% dos pais pesquisados acreditam que é importante ampliar os horizontes musicais dos pequenos. Quase um terço dos entrevistados (28%) colocou seus filhos para ouvir músicas que consideram culturalmente importantes.

Segundo o Dr. Egermann isso pode ser benéfico para as crianças, já que a exposição a uma variedade maior de músicas está ligada, por meio de estudos acadêmicos anteriores, a resultados sociais positivos e maior aceitação à diversidade na vida adulta.

Brasil neles

Os pesquisadores também descobriram a porcentagem de pais em cada país incentivando seus filhos a gostar da mesma música que eles. O Brasil é o campeão, com 85%. Na sequência vêm Estados Unidos (75%), Reino Unido (72%), França (68%) e Alemanha (59%).

Estratégias e resultados

Enquanto quase a metade dos pais (47%) prefere colocar para seus filhos músicas que remetam à sua própria infância, a maioria dos homens (75%) querem que seus filhos apreciem mais a “sua” música do que as mulheres (70%). Mas tentar demais parece não ser o caminho: a pesquisa revelou que ao compartilhar uma música com os filhos as mães (41%) relataram que tiveram melhores respostas que os pais (25%).

Em todo o mundo os pais usam uma variedade de táticas para influenciar o gosto musical de seus filhos. Isso inclui tocar músicas no carro “porque elas não podem escapar” ou dançar para deixar as faixas mais divertidas. Além disso, 56% levaram seus filhos a um evento de música ao vivo, como um concerto, show ou festival, com 16% considerando a ocasião perfeita para ajudar seus filhos a descobrir novas músicas.

GQ
12:20:03

Uma resposta

  1. O gosto tudo bem…agora o desgosto…As porcarias que tocam hoje em dia tem que ser evitadas para o bem de todos

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a