Berinjela: Emagrecimento e mais 5 Benefícios Fantásticos

Início » Blog » Berinjela: Emagrecimento e mais 5 Benefícios Fantásticos

A berinjela (Solanum melongena) é um vegetal originário da Europa, por volta do século 14, chegando às Américas no século 18. Desde então, se popularizou e é muito usado por pessoas que querem perder peso. Mas será que é de fato uma boa opção para isso?

Muita gente usa a chamada “água de berinjela” com o objetivo do emagrecimento. Por conta disso, um estudo de 1998 feito com animais buscou analisar os resultados dessa prática. Foi dado a alguns coelhos um suco de berinjela durante 4 semanas. Os resultados realmente mostraram redução de peso e diminuição do colesterol.

Além disso, com relação às vitaminas e minerais, o vegetal apresenta uma boa quantidade de fibras, vitamina A, vitamina C, folato e, principalmente, ferro.

Mais benefícios da berinjela

As berinjelas estão repletas de flavonoides. São eles que dão sua cor viva e têm efeito altamente antioxidante, conferindo benefícios incríveis. Vamos conhecer alguns deles…

1 – Proteção hepática

Uma pesquisa avaliou diferentes espécies de berinjelas. Ao analisarem seu nível de compostos fenólicos e antioxidantes, concluíram que eles protegiam as células de toxidade. O resultado, segundo os pesquisadores, foi uma maior proteção hepática.

2 – Proteção contra cataratas

As berinjelas contêm anthocianidina, composto antioxidante que protege seus olhos contra as cataratas. Outros alimentos que o contém são mirtilos, rabanetes, repolho vermelho, alface vermelha, e ameixas.

3 – São seguras para o consumo

Como sabemos, cresce cada vez mais o uso de agrotóxicos e alimentos transgênicos. A berinjela, ao contrário, está na lista dos vegetais nos quais menos se usa pesticidas e químicos. É sempre bom lembrar: prefira os orgânicos!

4 – Berinjela em conserva: incrível para sua flora intestinal

As conservas feitas com berinjelas são ótimas para sua ecologia intestinal. Elas contam com bactérias boas que vão colonizar seus intestinos, garantido boa digestão, absorção correta de nutrientes e proteção contra doenças. Você pode consumir também conservas de repolho, nabo, pepino, cenoura e abóbora, além de alimentos fermentados como kefir, lassi e natto.

5 – Uma boa opção para quem toma anticoagulantes

Se você toma medicamentos anticoagulantes, sabe que deve tomar cuidado com vegetais que tenham muita vitamina K, como salsinha, couve, brócolis e espinafre. Procure, portanto, vegetais que não sejam ricos nessa vitamina. Além da berinjela, pode-se optar por rúcula, beterraba, aipo, cenoura, milho, ervilhas, nabos, abobrinha e tomate. E, é claro, é sempre bom conversar com seu médico sobre isso.

Portanto, fica a dica. Se você quer um vegetal saudável, baixo em carboidratos, que ajuda a emagrecer e de quebra garante diversos benefícios, coloque a berinjela nos seus pratos. É bom para o seu paladar e para sua saúde!

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a