Bactérias programadas podem matar tumores, diz estudo

Início » Blog » Bactérias programadas podem matar tumores, diz estudo

Bactérias programadas em laboratório podem destruir tumores em camundongos, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (3) na revista britânica Nature Medicine.

De acordo com o estudo, os pesquisadores programaram a bactéria não patogênica Escherichia coli para liberar um nano-organismo (CD47nb) antagonista à proteína CD47, encontrada em alguns tipos de câncer, ou seja, uma bactéria que não causa doenças solta um corpo menor que um micro-organismo que ajuda a combater a proteína encontrada em alguns tumores.

Os pesquisadores observaram que os nano-organismos CD47nb colonizaram o tumor e estimulararam a regressão da célula cancerígena, preveniram a metástase — disseminação do câncer no corpo — e, à longo prazo, levaram à sobrevivência dos camundongos.

Outra constatação feita no estudo foi a de que a injeção local dos nano-organismos CD47nb nos tumores estimulou a resposta imunológica de antígenos — moléculas que estimulam a ação de defesa do corpo —, levando à redução do crescimento tumoral.

R7
11:45:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a