Backer terá que informar pontos de venda e quantidade de cervejas contaminadas, diz secretário

Início » Blog » Backer terá que informar pontos de venda e quantidade de cervejas contaminadas, diz secretário

 secretário nacional do Consumidor, Luciano Timm, informou nesta segunda-feira (13) que a cervejaria Backer terá que fazer uma campanha para informar os pontos de venda e a quantidade de cervejas que podem estar contaminadas. A secretaria é subordinada ao Ministério da Justiça.

Mais cedo, nesta segunda, o Ministério da Agricultura informou ter intimado a cervejaria a fazer um recall de todas as cervejas e chopes da empresa e a suspender a venda de qualquer produto da marca. A Backer possui 20 rótulos.

As medidas foram adotadas porque na semana passada a polícia encontrou dietilenoglicol em cervejas da Backer. Ao todo, 17 casos de intoxicação já foram notificados em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Saúde do estado.

A substância é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática e pode levar à morte em caso de ingestão. A Backer diz que não usa a substância.

Segundo o Ministério da Justiça, a Backer terá de:

  • informar pontos de venda;
  • quantidade de cervejas contaminadas;
  • potenciais consumidores em risco;
  • gastos com campanha de comunicação;
  • número de propagandas na TV, no rádio e na internet;
  • alcance da campanha.

Segundo o secretário Luciano Timm, se descumprir essas regras e não repassar as informações, a empresa pode ser multada em até R$ 9,9 milhões, segundo a portaria 618/19, que trata do recall.

Luciano Timm informou ainda que a Backer já foi comunicada da decisão.

G1
10:20:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a