Austrália corre contra o tempo para salvar cerca de 200 baleias encalhadas

Início » Blog » Austrália corre contra o tempo para salvar cerca de 200 baleias encalhadas

Quase 90 baleias-piloto morreram e quase 200 permanecem encalhadas em uma baía da Tasmânia, no sul da Austrália, onde a operação de resgate prossegue e o tempo é cada vez mais curto.

“Ao menos 25 mamíferos foram liberados até o momento”, anunciou um dos coordenadores do resgate.

Os cientistas informaram que dois grupos desta espécie de cetáceos encalharam em bancos de areia de Macquarie Harbour, uma baía fechada por uma passagem estreita na costa oeste selvagem e pouco habitada da Tasmânia.

Os vídeos mostram os mamíferos se esforçando para escapar das águas pouco profundas. As lanchas e embarcações dos socorristas navegam ao redor para tentar ajudar as baleias a flutuar. Algumas fotografias mostram mergulhadores a poucos metros dos cetáceos.

Kris Carlyon, biólogo que trabalha para o governo, disse que quase um terço dos 270 animais morreu na segunda-feira à noite e que salvar as baleias-piloto constitui um “desafio” que pode demorar dias, sobretudo porque para se aproximar delas é necessário usar um barco.

Nesta terça-feira os esforços começaram a apresentar resultados e pelo menos 25 animais resgatados e acompanhados até alto-mar com barcos, informou Nic Deka, outro coordenador da operação.

IstoÉ
10:38:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a