Atentado a centro de ensino em Cabul deixou 53 mortos

Início » Blog » Atentado a centro de ensino em Cabul deixou 53 mortos
Atentado suicida em centro de ensino em Cabul, em 30 de setembro de 2022, deixou dezenas de mortos, maioria meninas e mulheres – AFP

O atentado suicida cometido na sexta-feira (30) em um centro de ensino para estudantes em Cabul causou pelo menos 53 mortos, incluindo 46 meninas e mulheres – de acordo com um novo balanço divulgado nesta segunda-feira (3) pela Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (MANUA).

“Cinquenta e três mortos, pelo menos 46 meninas e mulheres jovens. 110 feridos”, tuitou a missão.

Na sexta-feira, um homem-bomba se fez explodir do lado de fora de uma sala de estudos segregada por gênero em um bairro de Cabul, onde vivem membros da marginalizada comunidade xiita hazara.

Centenas de estudantes faziam simulado para o vestibular, quando o agressor detonou o explosivo.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela ação, mas a organização extremista Estado Islâmico (EI), que considera os xiitas como hereges, já cometeu vários ataques letais nesta área.

No domingo (2), mais de 100 estudantes afegãs protestaram na cidade de Herat (oeste do Afeganistão) em protesto contra este atentado suicida.

“A educação é nosso direito, o genocídio é um crime”, entoaram as manifestantes de Herat, principalmente hazaras, alvo frequente de atentados.

AFP
11:40:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a