Assentamentos rurais chegam à 2ª fase do trabalho de biotecnologia de reprodução animal

Início » Blog » Assentamentos rurais chegam à 2ª fase do trabalho de biotecnologia de reprodução animal

Dentro das atividades do Programa Cultivando Negócios, foi concluída a segunda fase do trabalho de biotecnologias de reprodução com transferência de embriões com produtores de leite dos assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema. A ação é uma parceria entre o Governo de SP, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e Fundação Itesp, e o Condomínio Rural Canto Porto, busca o melhoramento genético dos animais e alavancar a produção leiteira nos assentamentos estaduais.

Nessa segunda fase os veterinários fizeram nos dias 24 e 25 de junho a transferência dos embriões fertilizados em laboratório em 86 receptoras em propriedades rurais de 13 produtores de leite dos municípios de Marabá Paulista, Presidente Bernardes, Caiuá, Mirante do Paranapanema, Rosana, Euclides da Cunha e Presidente Epitácio.

A Fundação Itesp apoia essa integração para levar tecnologia até pequeno produtor, no sentido de melhorar a genética e a produção leiteira, garantindo ao produtor um animal de procedência, com alta produtividade e sanidade adequada. Proporciona ainda com essa ação desenvolvimento e geração de renda.
Segundo o veterinário da Fundação Itesp, Alfredo de Melo, o trabalho é realizado em três fases, sendo elas, seleção e sincronização das receptoras, transferência dos embriões e por último, o diagnóstico de gestação e sexagem da prenhez. “Essa segunda etapa começou no dia 08 de junho e dura aproximadamente 2 meses e meio, com previsão de término 60 dias após a transferência dos embriões, sendo assim, deve ser concluída no final de agosto”, disse.

PRIMEIRA ETAPA

Na primeira etapa do trabalho que foi iniciada em março e concluída no final de maio, foi realizada a transferência de embriões em 75 receptoras, sendo que 32 tiveram prenhezes confirmadas. O índice foi de 43%, considerado excelente pelos técnicos. O número é superior à média mundial que é de 35%, o que demonstra o comprometimento dos produtores e o bom trabalho realizado por todos envolvidos nessa parceria.

CULTIVANDO NEGÓCIOS

Esse trabalho faz parte do Programa Cultivando Negócios e proporciona um melhoramento genético por meio de técnicas de biotecnologia de reprodução com embriões nos assentamentos estaduais.

“A Fundação Itesp apoia muito essa integração para levar tecnologia até pequeno produtor. Buscamos nesse sentido melhorar a genética e a produção leiteira, garantindo ao produtor um animal de procedência, com alta produtividade e sanidade adequada. E com isso fazemos com que ele tenha desenvolvimento e geração de renda”, disse Marco Silva, chefe de gabinete que responde atualmente pela diretoria executiva.

ANIMAIS SELECIONADOS

O trabalho de transferência é realizado com embriões de doadoras da raça Gir e Girolando, fruto de uma seleção cuidadosa que gerou um exclusivo grupo de doadoras, com sêmen sexado dos melhores touros Holandeses.

Assessoria de Imprensa
17:28:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a