Asma: falta de conhecimento sobre a doença prejudica pacientes

Início » Blog » Asma: falta de conhecimento sobre a doença prejudica pacientes

Se o número de 20 milhões de asmáticos no País impressiona, o dado de que apenas 4% deste grupo é diagnosticado com a doença grave parece aliviar a informação. Na verdade, 800 mil é um número alto de pacientes que resistem aos medicamentos mais simples e passam boa parte de seus dias sofrendo com falta de ar, tosse, fadiga e dores no peito. Em situações extremas, mas não raras, ela mata: em média, entre seis e sete pessoas por dia morrem de asma no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Hábitos ruins como falta de cuidado do paciente, automedicação e atendimento ambulatorial precário não só tornam fatais casos contornáveis com atendimento e acompanhamento adequados como faz brasileiros que poderiam conviver pacificamente com o mal (96% do total) deixarem agravar sintomas que poderiam ser controlados com remédios distribuídos pela rede pública.

“As pessoas têm acesso aos medicamentos nas farmácias populares, mas poucas sabem como usá-los”, diz o médico José Eduardo Delfini Cançado, membro da Comissão de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). De acordo com Cançado, usando dados da SBPT, 85% dos pacientes que pegam remédios de graça não se tratam como deviam. “Usam da forma errada e quando acham que precisam. Eles estão, no máximo, combatendo as crises.”

Segundo os profissionais de saúde que participaram do Fórum Estadão Cuidados com a Asma, na última terça-feira, 14, na capital paulista, falta informação tanto aos pacientes quanto, principalmente, aos profissionais de medicina básica, de enfermeiros e clínicos dos postos de saúde espalhados pelo País a médicos de família. “Quando alguém sente problemas respiratórios, vai ao SUS (Sistema Único de Saúde) e, mesmo tendo um quadro fácil de ser resolvido, é encaminhado a um especialista em pneumologia ou alergia, com filas de espera que chegam a seis meses”, afirmou Cançado.

O Estado de São Paulo
12:40:32

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a