As Verdadeiras Causas de Entupimento das Artérias e como Preveni-las

Início » Blog » As Verdadeiras Causas de Entupimento das Artérias e como Preveni-las

Eu tenho certeza de que em algum momento você foi alertado para evitar qualquer tipo de gordura a todo custo, pois elas seriam as causadoras de entupimento das artérias.

Afinal de contas, à primeira vista essa pode até parecer uma ideia lógica… As placas de gordura são geralmente encontradas nos vasos sanguíneos quando acontece esse tipo de problema. Mas há um porém…

A verdade é que isso não ocorre por conta de uma relação direta entre a gordura que você come e as artérias em questão. Na verdade, comer gorduras naturais e saudáveis, usando-as como fonte de energia, é algo bom para a sua saúde – quando feito do jeito certo…

Acompanhe este artigo até o final e vou lhe explicar exatamente como usar essas gorduras a seu favor.

Mas, primeiro, é preciso esclarecer alguns detalhes importantes. Pois se as gorduras não são exatamente o problema, o que é? O que causa entupimento das artérias, levando milhões de pessoas aos infartos, derrames e AVCs todos os anos? Vamos descobrir!

As verdadeiras causas de entupimento das artérias

1 – Estresse crônico

Como o estresse pode aumentar o risco de entupimento das artérias? A resposta está nos seus hormônios. Mais especificamente, no hormônio cortisol, liberado em grandes quantidades quando estamos estressados.

Essa carga excessiva de cortisol pode aumentar a pressão sanguínea, o açúcar no sangue e os triglicérides. Como sabemos, esses fatores aumentam bastante o risco de obstrução das artérias.

2 – Resistência à insulina

Quando seu corpo não consegue absorver adequadamente a glicose, o pâncreas precisa secretar uma quantidade maior de insulina para que isso ocorra.

Pesquisas recentes têm demonstrado que essa resistência à insulina pode prejudicar suas artérias. Os vasos sanguíneos que resistem à insulina podem ficar mais “fechados” e não permitirem a passagem do sangue adequadamente.

3 – Inflamação e infecções crônicas

Provavelmente você já passou por algum processo inflamatório. Ele ocorre quando temos alguma lesão ou infecção. Trata-se da forma natural do corpo lutar contra agressores.

Mas um grande problema atual é a inflamação crônica, ou seja, uma inflamação silenciosa que ocorre em organismos que precisam lutar constantemente contra problemas causados pela própria pessoa ou pelo ambiente…

Estou falando de uma alimentação ruim, hábitos pouco saudáveis, o estresse crônico e até mesmo as agressões contínuas por toxinas ambientais. Essa inflamação crônica pode aumentar consideravelmente o seu risco de entupimento das artérias. Algumas infecções, presentes de modo crônico, também podem desencadear o aumento de placas nas artérias

4 – Disbiose intestinal

O equilíbrio entre bactérias boas e ruins nos seus intestinos é a diferença entre a saúde e a doença. Uma flora intestinal prejudicada aumenta diversos outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a inflamação crônica, aumento de pressão arterial e resistência à insulina.

5 – Toxinas ambientais

Sim, o ambiente ao seu redor pode estar aumentando seu risco de entupimento das artérias. Produtos químicos presentes no nosso dia a dia, como pesticidas nos alimentos e poluentes no ar e na água podem ter um papel determinante no problema.

Melhorando a saúde cardiovascular e usando as gorduras a seu favor

Agora que você já sabe que gorduras não são exatamente as vilãs dessa história, é preciso saber também como se prevenir. E como aproveitá-las da melhor forma possível.

– Usando as gorduras a seu favor

Para usar as gorduras como fonte primária de energia, é necessário fazer uma dieta keto. Essa dieta, que é como nossos antepassados se alimentavam, basicamente usa gorduras naturais boas como banha, bacon, ovos, leite, manteiga e queijo crus, todos de animais criados a pasto, peixes selvagens de águas profundas, óleo de coco e azeite de oliva, por exemplo.

Mas para que isso lhe traga os benefícios esperados, é preciso cortar os carboidratos ao máximo possível, tendendo a zero. O que se permite são os vegetais, como legumes, mas especialmente os folhosos. As proteínas devem ser na medida adequada para cada pessoa, sem excessos.

Clique aqui para saber a quantidade ideal de proteína para você.

E aqui para saber tudo sobre a dieta keto.

– Consumindo alimentos anti-inflamatórios

Prefira alimentos que agem reduzindo a inflamação e evite aqueles que a causam. Fazer uma dieta keto em parte já resolverá o problema, pois você estará consumindo carne de animais criados a pasto e evitando carboidratos e gorduras pró-inflamatórias, como óleos vegetais, grãos e farinhas.

Adicione ainda berries e cítricos, chá verde, vinagre de maçã, azeite de oliva extravirgem e algumas especiarias e temperos naturais, como gengibre, orégano, cebola, alho e açafrão, todos com incrível potencial anti-inflamatório.

– Dando um basta no estresse

Não se esqueça de dormir bem, o que por si só já melhora seus níveis de estresse, reduzindo a inflamação. Técnicas de meditação também são ótimas para isso, e os estudos mostram que elas realmente funcionam para lidar com nosso dia a dia agitado. Confira aqui um post exclusivo sobre os poderes da meditação.

– Mexa-se!

Essa é uma dica valiosa que sempre deve ser lembrada. Praticar atividades físicas é fundamental para reduzir o risco de entupimento das artérias. Os exercícios reduzem diversos fatores que levam aos problemas cardiovasculares.

Uma boa opção é o exercício supra-aeróbico, que dura apenas 20 minutos, pode ser feito em qualquer lugar e realmente funciona. Entenda mais sobre ele neste outro artigo.

– Desintoxique!

Para combater as toxinas ambientais, é preciso promover frequentemente um detox do organismo. Isso é possível com sucos verdes detox, que ajudam o corpo a remover os poluentes aos quais estamos expostos.

Clique aqui para conferir uma lista de receitas com os melhores smoothies verdes para sua saúde.

Então, aproveite! Essas dicas simples irão de fato ajudar na prevenção do entupimento das artérias. Só depende do seu comprometimento. Supersaúde!

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a