As Melhores Ervas Antivirais para Fortalecer o seu Sistema Imunológico

Início » Blog » As Melhores Ervas Antivirais para Fortalecer o seu Sistema Imunológico

Em tempos de Covid-19, nunca estivemos tão preocupados com os vírus. Embora devamos evitar o pânico, que pode até mesmo piorar as reações do nosso sistema imunológico, é preciso sim seguir as recomendações dos órgãos de saúde e pensar em prevenção.

Na verdade, isso deveria ser feito sempre, e não somente em tempos de crise. Existem centenas de vírus diferentes, que se replicam dentro de células de outros seres vivos, sejam eles humanos, animais, plantas e até outros micro-organismos. É nesse processo que eles causam as doenças.

Felizmente, a natureza sempre busca um equilíbrio, e se os vírus estão à solta, há também elementos naturais que os combatem. Basta saber quais são e como usá-los a seu favor. Algumas ervas e plantas, por exemplo, garantem esse suporte necessário e podem fortalecer seu corpo nesse combate, tanto no caso do Covid-19 quanto de outras doenças causadas por vírus.

Quais as melhores ervas para o sistema imunológico?

A ação das ervas antivirais é direta no seu organismo. Elas o ajudam a combater esses invasores minúsculos e garantem também outros benefícios como suporte cardiovascular, digestivo e anti-inflamatório. Confira alguns exemplos:

1 – Calêndula

A calêndula é usada desde o século XII para fins medicinais, mas a medicina atual tem confirmado muitos potenciais da planta. Ela está cheia de flavonoides, antioxidantes que protegem as células de radicais livres, vírus, bactérias e outros patógenos. Estudos recentes demonstram que ela é capaz de combater infeções sem efeitos colaterais.

2 – Orégano

É isso mesmo, o orégano não apenas uma erva para ser colocada na pizza… Ele é ótimo para seu sistema imunológico! Sua forma mais ativa, no caso, é o óleo essencial de orégano, rico em carvacrol e timol, duas substâncias com potente efeito antiviral e antifúngico.

3 – Raiz de alcaçuz

Estudos recentes têm demonstrado que a raiz de alcaçuz possui efeitos antivirais, antioxidantes e de estímulo ao sistema imunológico. Ela é também tradicionalmente conhecida como tratamento natural para tosse, dor de garganta e dores.

4 – Raiz de astrágalo

Usada há séculos na medicina tradicional chinesa, a raiz de astrágalo também tem propriedades antivirais, antibacterianas e de combate a inflamação. As pesquisas apontam efetividade contra diversos tipos de vírus, inibindo seu crescimento e ativando a imunidade de forma geral.

5 – Equinácea

Considerada um dos mais potentes antivirais naturais existentes, a equinácea possui um princípio ativo chamando equinaceína, que inibe bactérias e vírus de penetrar nas células, reduzindo o risco de infecção. As evidências científicas indicam ainda outros benefícios, como alívio de dores, inflamações, problemas de pele e nas vias respiratórias.

6 – Cats claw (unha de gato)

A casca e a raiz dessa planta é usada pelos nativos da floresta amazônica há séculos. É conhecida por seus poderes anti-inflamatórios e, mais recentemente, por combater os radicais livres. No entanto, nem todos sabem que ela também possui efeitos antivirais, antifúngicos e antibacterianos. As pesquisas mostram resultados contra vírus causadores da herpes, e há também estudos sobre seu potencial para auxílio no tratamento do HIV.

7 – Endro

Assim como no caso do orégano, o óleo essencial de endro possui efeitos concentrados contra micro-organismos nocivos. A responsável por isso é uma substância chamada carvona, muito presente nessa erva.

Em geral, a melhor forma de utilização de certas ervas é por meio de chás e infusões. Já nos casos de óleos essenciais, usar difusores de aroma ou adicioná-lo ao vapor e água do banho é uma boa opção. Mas antes de qualquer medida, converse com um profissional de saúde habituado a esse tipo de tratamento natural. Ele poderá lhe indicar como fazer e quais as doses adequadas ao seu caso. Supersaúde!

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a