Arrastão contra a dengue começa no município de Presidente Venceslau

Início » Blog » Arrastão contra a dengue começa no município de Presidente Venceslau

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, juntamente com as equipes dos ESF’s e em parceria com as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente, iniciou nesta segunda-feira (9), um arrastão em todo o município de Presidente Venceslau, com o intuito de prevenir e combater uma infestação alta do mosquito Aedes aegypit, vetor transmissor da dengue, chikungunya e Zika.

O arrastão se iniciou nas proximidades da Escola Cabral e Jardim Europa. Conforme a Secretaria, a previsão é de que todo o trabalho seja concluído em dois meses. Essa ação estratégica conta com vistorias, orientações e tratamento de todos os imóveis dentro de Venceslau, caminhões também devem coletar os materiais depositados nas calçadas de segunda a quinta-feira.

Segundo a Chefe da Vigilância Epidemiológica, Lydiana Prieto as ações irão alcançar toda a cidade. “Os agentes de Endemias e Saúde irão orientar a população sobre os sinais e sintomas de todas as arboviroses, realizar o tratamento químico dos recipientes que possam acumular, e pedir para que o morador retire dos imóveis tudo que é propício para a proliferação do mosquito”, explicou.

Prieto destaca que “o objetivo é eliminar os focos de larva do mosquito que já existem, eliminar ou tratar os recipientes que acumulam água, e informar e educar a população sobre os riscos e as complicações em que dengue, zika e chikungunya oferecem a população”.

O encarregado do Núcleo de Endemias, Valdir Pereira informa que “o atual momento em que iniciamos esse arrastão, fará com que a infestação tenha uma queda, fazendo com que o risco de transmissão dessas doenças no município seja diminuído”.

Pereira ainda pede que a população retire dos imóveis materiais como: latas, frascos, garrafas, recicláveis em geral, lonas, pneus, e outros recipientes que possam acumular água, e ainda, que os moradores recebam os agentes e que prestem atenção cuidadosamente no que as equipes irão orientar, afinal, o combate à dengue é um dever de todos, não apenas do setor público.

Assessoria de Imprensa
11:10:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a