Após 493 dias, Bélgica consegue formar governo

Início » Blog » Após 493 dias, Bélgica consegue formar governo

Exatos 493 dias após as eleições legislativas, a Bélgica conseguiu formar um governo de coalizão.

Nesta quarta-feira (30), sete partidos concordaram em se unir e indicaram o liberal Alexander De Croo, 44 anos, como novo primeiro-ministro.

O grupo político foi batizado de Vivaldi por incorporar quatro correntes políticas diferentes – assim como a famosa composição “As quatro estações” de Antonio Vivaldi : são seis siglas liberais, socialistas, ecologistas e uma cristã-democrata.

De Croo está na política desde 2009, tendo já atuado como ministro de Finanças e como vice-primeiro-ministro em governos liberais e socialistas. A cerimônia de juramento deve ser realizada na próxima sexta-feira (2) perante ao rei Philippe.

Segundo o jornal francês “Le Monde”, o acordo foi firmado para evitar a convocação de novas eleições, que favoreceriam tantos grupos de extrema-direita como de extrema-esquerda que vêm ganhando força no interior do país.

O novo governo será mais jovem, e tentará se afastar dos erros cometidos pela “velha política” durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Inclusive, o anúncio foi feito no dia em que a Bélgica ultrapassa as 10 mil mortes pela Covid-19.

Ansa
11:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a