Agrotóxicos podem gerar Hipertensão em Crianças

Início » Blog » Agrotóxicos podem gerar Hipertensão em Crianças

O aumento do uso de agrotóxicos é um assunto constantemente debatido. Vários de seus malefícios para a saúde já foram expostos, e é por isso que cada vez mais há uma valorização dos produtos orgânicos para a alimentação.

Mas o problema não está somente em se alimentar com comida que foi exposta a esses venenos. Populações que vivem nas proximidades das plantações onde os pesticidas são usados também sofrem. E, infelizmente, as crianças são afetadas de forma particular.

Um estudo recente, feito pela Universidade da Califórnia San Diego, analisou a saúde de crianças de comunidades de produtores de flores, no Equador. O país é um dos principais exportadores mundiais de rosas, que são distribuídas não só nas Américas, mas também na Europa e Ásia.

Agrotóxicos: o perigo mora ao lado

Os pesquisadores analisaram 313 crianças com idades entre 4 e 9 anos, residentes próximas às plantações de flores. A análise foi feita nos 100 dias subsequentes à colheita do Dia das Mães, uma das maiores e mais importantes.

Segundo o principal autor do estudo, o Dr. Jose R. Suarez:

“As crianças examinadas mais cedo após a colheita do Dia das Mães apresentaram maior exposição a pesticidas e maiores pressões arteriais sistólica e diastólica em comparação às crianças examinadas posteriormente.

Além disso, as crianças que foram examinadas no período de 81 dias após a colheita tiveram três vezes mais chances de ter hipertensão do que as crianças examinadas entre 91 e 100 dias”.

Nesse caso, não se está falando apenas dos agrotóxicos usados no período de crescimento das plantas. Há também uso de sprays com inseticidas e fungicidas nas flores antes delas serem exportadas, para aumentar sua duração até que chega ao consumidor final.

Em pesquisas anteriores, o pesquisador já havia identificado que essas mesmas crianças tinham redução de performance em testes de atenção, autocontrole, processamento visuoespacial e sensório-motor. Algo realmente preocupante!

Então, lembre-se. Você, como consumidor, pode passar a exigir sempre produtos orgânicos, que não passaram por tratamentos com agrotóxicos. Como vimos, vale tanto para alimentos quanto para outros produtos agrícolas, como as flores. Fica mais esse alerta!

Dr. Rondó
13:30:02

Uma resposta

  1. Eu só vejo os ricos de Venceslau defendendo as liberações de Agrotóxicos…

    Puro interesse próprio…

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a