África tem mais de 500 mortos por coronavírus, alerta OMS

Início » Blog » África tem mais de 500 mortos por coronavírus, alerta OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nessa quarta-feira (08) que o novo coronavírus está se espalhando de maneira muito rápida por todo o continente africano e que já são mais de 500 mortes registradas.

“O vírus foi lento em chegar até o continente em comparação com outras partes do mundo, mas a infecção cresceu exponencialmente nas últimas semanas e continua a difundir-se”, alertou a entidade em relatório.

De acordo com a OMS, assim como aconteceu em outros lugares, o vírus chegou através de viajantes que retornavam de países da Europa, Ásia e América do Norte. O primeiro caso da Covid-19 foi registrado no continente em 14 de fevereiro, no Egito e, desde então, 52 países já relataram terem pessoas infectadas e a contaminação vem acelerando. Se inicialmente o vírus ficou circunscrito nas principais cidades e nas capitais, “um significativo número de países africanos reportaram caso” nos últimos dias. O temor da OMS é que, por conta das recentes epidemias e guerras no continente, os sistemas de saúde ficaram “fragilizados”, com “emergências complexas”.

“A comunidade internacional deve estender a esses países um apoio técnico e financeiro para melhorar a capacidade de resposta para minimizar a difusão da epidemia. Alguns países na África não tem infraestrutura adequada para unidades de terapia intensiva, como leitos, respiradores e pessoal treinado. É crítico que os países façam tudo o que podem para que a epidemia não se intensifique”, diz ainda a entidade, que afirma também estar atuando para treinar as equipes médicas.

Segundo o Centro Universitário John Hopkins, são 10.655 casos da Covid-19 no continente e 532 mortes confirmadas. Para se ter uma ideia, o número de casos confirmados mais que dobrou desde o dia 30 de março, quando havia 4.718 contaminações, e quase quadruplicou no número de mortos – eram 152 no mesmo dia.

Ansa
10:10:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a