8 Alimentos que Podem te deixar de Mal Humor

Início » Blog » 8 Alimentos que Podem te deixar de Mal Humor

Você já parou pra pensar na influência que os alimentos têm no seu humor? Se não, está na hora de começar. Aquele mau humor pelo qual você tem passado ultimamente pode estar sendo causado por toda essa comida ruim no seu prato!

Lembre-se que diferentes nutrientes estimulam diferentes respostas no cérebro. E como consequência, ele produz neurotransmissores que podem melhorar ou piorar o seu dia. Confira alguns alimentos que podem estar lhe deixando pra baixo:

Os piores alimentos e hábitos alimentares para seu humor

1 – Açúcar e adoçantes artificiais

Quando você toma alguma bebida açucarada ou come um doce, pode até se sentir mais animado. Mas quando os níveis baixam, tudo muda, trazendo irritabilidade e ansiedade. É nessa hora, inclusive, que muitos procuram por uma nova dose de açúcar.

E não é nem preciso dizer que além do mau humor, o excesso de açúcares está ligado à maioria das condições de saúde do mundo moderno, da diabetes à doença cardiovascular e obesidade.

Então pode-se pensar: que tal substituir por adoçantes artificiais? A resposta pode não lhe agradar, pois eles também são uma péssima escolha. Esses químicos estão relacionados a dores de cabeça, mudanças de humor e até tonturas.

O ideal é que você corra de alimentos adoçados e carboidratos em geral. Mas se ainda assim quiser usar algum, opte pelos naturais, como a stevia pura ou a taumatina.

2 – Excesso de álcool

Em doses pequenas, certas bebidas alcóolicas podem até trazer benefícios, como é o caso do vinho tinto. Mas quando se bebe demais, não é só com a ressaca do dia seguinte que você terá que lidar.

O álcool aumenta a intensidade de produção de certos hormônios ligados ao estresse e ansiedade. Em especial, ele reduz a serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O resultado, após a bebedeira, pode ser um terrível mau humor – além da dor de cabeça e dos outros problemas que todos já conhecemos…

Então, se for beber, que seja com muita moderação, dando preferência a bebidas mais naturais e saudáveis, como o vinho tinto orgânico.

3 – Margarina

A margarina e outras “manteigas falsas” similares foram produzidas para lhe darem a impressão de um alimento mais saudável. Mas trata-se de um erro terrível. A manteiga, principalmente quando feita do leite de animais criados a pasto, é um ótimo alimento.

Trata-se de uma gordura saturada boa e natural. As últimas pesquisas vêm comprovando que esse tipo de gordura não faz mal para sua saúde. Na verdade, os carboidratos é que são os vilões.

As margarinas, para piorar, geralmente são industrializadas e feitas com óleos vegetais pró-inflamatórios, que consequentemente pioram o seu humor. Portanto, prefira as opções mais naturais em gordura, como manteiga, GHEE, banha de porco, óleo de coco e azeite de oliva.

4 – Comer só a clara do ovo

Por conta do mito da gordura saturada, muitos ainda jogam fora a gema do ovo e consomem só a clara. Mas agora que já sabemos que essa gordura, vinda de fontes naturais, não faz mal, é hora de reabilitar o ovo por completo!

A gema contém proteínas, vitaminas B e colina, nutrientes importantes para o cérebro. Deixá-los de lado é jogar fora um potencializador da sua mente e do seu bom humor.

Mais uma vez é bom lembrar: prefira os ovos orgânicos, produzidos por animais que vivem soltos, ciscando. É o famoso “ovo caipira”, e ele está transbordando de nutrientes benéficos para sua saúde!

5 – Vegetais não orgânicos

E por falar em orgânicos, sabia que aqueles vegetais comuns podem também piorar o seu humor? Os não-orgânicos geralmente trazem uma carga oculta de pesticidas e agrotóxicos usados em sua produção.

Quando você os consome, aos poucos ingere essas pequenas doses de veneno. Elas agem como neurotoxinas, prejudicando sua flora intestinal, seu cérebro e humor.

6 – Castanhas torradas e salgadas

Sim, as castanhas são ótimas para a saúde. Mas aquelas versões torradas e temperadas podem lhe trazer problemas. Em primeiro lugar, é claro, pelo óleo usado no processamento. O excesso de sódio e outros temperos artificiais são também fatores que influenciam no humor. Prefira sempre as versões naturais!

7 – Excesso de café

Eu sei que você já leu por aqui vários artigos elencando os benefícios do café. Mas tudo em excesso faz mal, até mesmo ele! Quando bebemos de forma moderada, é algo que realmente pode melhorar nosso humor…

Mas quando se exagera, a impressão é de que quanto mais bebemos, mais precisamos, pois não vemos o mesmo efeito animador de antes. Se isso ocorre, pode ser que você esteja se viciando ou não metabolize bem a cafeína.

Se deixar de beber café lhe causa ansiedade e mau humor, fique atento. Podem ser sinais que é preciso dosar a quantidade. Clique aqui para ler um pouco mais sobre o assunto.

8 – Carnes muito processadas

O mito de que a carne fazia mal já foi desmistificado. Mas é preciso que você tenha atenção a carnes industrializadas, como a mortadela ou salsichas vendidas no supermercado.

Elas geralmente estão cheias de conservantes, temperos artificiais e até açúcar. Tudo isso, é claro, pode cair como uma bomba no seu humor e na sua saúde. Portanto, prefira sempre a carne ao natural, em especial aquelas de animais criados a pasto. Nada melhor que um bom bife!

O que pode ser melhor do que dar um chega pra lá no mau humor? Fique de olho nesses alimentos, pois eles podem ser os culpados. Supersaúde!

14:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a