7 Atitudes e Sentimentos que Destroem sua Imunidade

Início » Blog » 7 Atitudes e Sentimentos que Destroem sua Imunidade

Em tempos de COVID-19, adotar estratégias que melhorem nossa imunidade é fundamental. Por outro lado, é claro, devemos minimizar todas aquelas atitudes ruins que podem prejudicar nosso sistema imune. E olha, meu amigo, elas são muitas e às vezes nem nos damos conta dos erros que cometemos!

Como se não bastasse, não são só nossas más ações que sabotam nossa imunidade. Certos sentimentos nos levam a um estado de mal estar que também prejudica as defesas do corpo. Pois é… É preciso se lembrar que a mente e corpo estão interligados, e se um vai mal, o outro também passa por dificuldades!

Os principais sabotadores de imunidade

Veja nessa lista algumas dessas atitudes e sentimentos que podem estar lhe prejudicando:

1 – Beber pouca água

Já parou pra pensar como, às vezes, são os erros mais simples os que mais nos prejudicam? Você focaria surpreso ao saber da quantidade de pessoas que simplesmente “esquece” de beber água. Saiba que sem a hidratação necessária, nosso sistema imunológico fica em apuros!

Se você simplesmente acaba se distraindo e deixa de beber água, pense em colocar lembretes no seu celular. Há até aplicativos específicos para isso! Outro estímulo é saborizar sua água, o que pode ser feito com frutas cítricas. Elas vão adicionar uma porção extra de saúde à sua hidratação.

2 – Álcool em excesso

Essa é uma dica sempre importante… O excesso de álcool sabota sua imunidade e sua saúde de diversas maneiras diferentes. Portanto, evite os exageros! Lembre-se, porém, que certas bebidas, em baixas doses, podem até mesmo lhe ajudar.

É o caso de um bom vinho tinto. Mas só é recomendável 1 taça diária para mulheres e 2 taças para os homens. Mais do que isso, você perde os benefícios e pode ter problemas. Cuidado! Que tal substituir os alcóolicos por algo mais saudável, como um bom chá verde ou até mesmo kombucha?

3 – Ficar sentado ou parado demais

O mundo do trabalho moderno envolve, muitas vezes, longos períodos sentado diante de uma mesa ou computador. Esse estado de sedentarismo diário prejudica sua imunidade. Lembre-se sempre de se levantar um pouco e se movimentar, evitando ficar sentado por horas a fio. E, claro, no tempo livre, capriche na atividade física.

4 – Treinar demais

Se ficar muito parado é ruim, treinar demais também traz problemas! A fadiga gerada por treinamento excessivo – o overtrainning – é prejudicial à sua imunidade. Portanto, procure sempre orientação profissional para que seu treino não fique nem leve demais, nem além das suas capacidades.

5 – Medo

A sensação de medo é comum no ser humano. Quando sentimos medo, nosso organismo recebe uma série de informações – o famoso “correr ou lutar” que causa uma onda de choque pelo corpo e aumenta até mesmo os batimentos cardíacos.

O problema é quando isso ocorre com muita frequência, ou seja, de forma crônica, nosso organismo e nossa imunidade saem prejudicados pelo esforço. Por isso é importante cuidar da sua saúde mental. Em alguns casos, é necessário um acompanhamento profissional especializado.

Não se esqueça também que exercícios físicos ou meditação podem ajudar nesse aspecto. Além disso, pesquisas mostram que cuidar da espiritualidade, seja qual for a sua crença, também promove benefícios nesse sentido.

6 – Pensamentos negativos

Os estudos mostram que pessoas mais pessimistas têm respostas piores de imunidade do que aquelas que buscam ver o lado bom das coisas. Se você quer manter um bom sistema imune, talvez esteja na hora de considerar olhar o copo meio cheio, e não meio vazio.

7 – Solidão

O sentimento de solidão é outro que está diretamente associado à piora da imunidade. Se você está se sentindo assim, saiba que não está prejudicando só a sua mente, mas todo o seu organismo. Procure seus familiares e amigos queridos para uma boa conversa. Mesmo não sendo possível um encontro pessoal, aplicativos de comunicação podem ajudar!

Cuidar na imunidade é muito mais do que pensar apenas em alimentação e medicamentos. As pessoas devem se entender como um todo, um sistema que precisa de atenção em diversos aspectos para estar bem. Fique atento para conquistar uma boa imunidade e uma Supersaúde!

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a