A importância de fazer um rodízio nos pneus do seu carro

Início » Blog » A importância de fazer um rodízio nos pneus do seu carro

No Brasil, o mercado automotivo apresenta uma intensificação no número de vendas antes nunca vista. Diante do número expressivo que corresponde a um automóvel a cada quatro habitantes no país, reforça-se a necessidade de praticarmos o consumo consciente e, sobretudo, priorizarmos o nosso bem-estar. Além disso, como as ruas, avenidas e rodovias estão cada vez mais lotadas de veículos, a prudência a ser adotada pelo condutor deve ser imprescindível, tendo em vista que, dado um fluxo expressivo de automóveis, responsável por provocar um trânsito, a cautela ao dirigir resguarda não somente a sua integridade física, como a de todos os outros condutores em seu entorno.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, a cada uma hora, cinco pessoas são vitimadas em decorrência de acidentes automobilísticos no Brasil. Nos últimos 10 anos, inclusive, mais de 1,6 milhão de pessoas se feriram através de ocorrências de trânsito, fato que indica a irresponsabilidade que, em boa parte dos motoristas, é constatada, oferecendo riscos ao bem-estar não somente dos condutores de trânsito, mas, especialmente, aos pedestres, trazendo à tona a possibilidade de atropelamentos.

Contudo, existem instruções que contribuem para a preservação da integridade física dos motoristas, assim como dos pedestres. Por meio de diretrizes de órgãos de trânsito, encarregados de zelarem pela acessibilidade e otimizarem os meios de tráfego, é fundamental que o cidadão aja com racionalidade e tome as providências cabíveis que promovam a conscientização no trânsito.

Os números que representam os grandes riscos do trânsito

Embora em 2019, a incidência de acidentes em rodovias tenha recuado em 2,6% no país, o mesmo não podemos dizer ao nos referirmos número de óbitos em geral. Representando um crescimento de 3,3% no registro de vítimas por acidentes de trânsito, 5.332 perderam a vida em ocorrências do gênero em 2019, superando as 5.269 fatalidades que culminaram em óbitos no ano de 2018.

Créditos da imagem: Pexels

Seja você um consumidor de carros usados ou de veículos zero quilômetro, não abra mão da segurança no volante. E, uma forma indispensável de zelar pelo seu bem-estar é efetuando o rodízio nos pneus do seu carro. Afinal, os benefícios que compreendem essa prática vão além da manutenção da sua integridade física. A prioridade pela qual nos motiva a dirigir é a locomoção, certo? Porém, alguns comportamentos inviabilizam os deslocamentos e, além disso, são nocivos aos demais motoristas. Muito observado nos trânsitos, os pneus desgastados refletem um consumo exacerbado e indicam o fim do seu ciclo de uso.

Trate a troca de pneus como investimento

Contudo, muitas pessoas que, de forma irracional, preferem guardar dinheiro colocando à segurança em risco, não realizam a manutenção adequada dos pneus. Tendo em vista que pneus conservados asseguram performance, estabilidade e aderência ao dirigir, essas vantagens já deveriam estimular as suas trocas regulares. Mas, seja você dono de um Hb20, de um Golf, ou de uma Hilux, lide com o rodízio de pneus como um investimento, respaldando deslocamentos seguros e, além disso, economizando gastos excessivos com combustível.

Saiba como identificar a necessidade da troca de pneus

Dada a exigência maior que um pneu gasto atribui ao condutor, no funcionamento do veículo não é diferente. Demandando mais combustível para realizar os trajetos que, com pneus novos, representavam gastos menores, o hábito de estabelecer periodicidade às trocas de pneus também beneficia o seu bolso. Para que você obtenha a percepção de que uma troca de pneu é indicada no momento, é vital que você cheque se o desgaste requer a manutenção ou não do utensílio. Inúmeras técnicas são aplicadas para essa finalidade, porém, a mais aconselhável consiste na identificação de ranhuras abaixo do nível da borracha.

Outro método apontado se fundamenta na inserção da moeda de um real entre as ranhuras. Se a parte dourada for encoberta, significa que seu pneu está apto. Agora, se esse fragmento da moeda não estiver coberto, a manutenção do material deve ser realizada urgentemente. Deste modo, seja consumidor da Volkswagen, da Chevrolet ou da Fiat, os deslocamentos prudentes, seguros e responsáveis garantirão a você consciência limpa ao conduzir no trânsito.

Gostou deste artigo sobre A importância de fazer um rodízio nos pneus do seu carro? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!

18:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a